CLÍNICA DE PSICOLOGIA
JULIANA BAIDA
 

Dúvidas frequentes

É comum surgirem dúvidas sobre o trabalho do Psicólogo/ Psicanalista.

Espero esclarecer algumas de suas dúvidas!

PSICÓLOGO X PSIQUIATRA X PSICANALISTA

 

A principal diferença é a formação. O Psicólogo tem formação em PSICOLOGIA e o Psiquiatra tem formação em MEDICINA.

O psicólogo trabalha com as causas do sofrimento apresentado pelo paciente, ele não é habilitado para preescrever medicação , quando é necessário intervenção medicamentosa, costuma encaminhar para o psiquiatra.

O psiquiatra que está medicando um paciente também costuma encaminhar para um psicólogo para que o trabalho seja feito em conjunto já  que existem pesquisas que comprovam que a medicação é mais eficaz nos pacientes que estão em processo de psicoterapia.

A PSICANÁLISE é uma abordagem da psicologia e exige uma formaçao posterior a graduação. Como a formação em Psicanálise é aberta também aos médicos, alguns psiquiatras fazem esta formação e além de trabalhar com a medicação também oferecem a Terapia. 

 

 

  

QUAL MELHOR ABORDAGEM PARA O MEU CASO?

 

Dentro da psicologia existem várias abordagens, ou seja, várias formas de entender a mente humana. Dentre elas, estão: Psicanálise, Psicologia Comportamental, Psicologia Humanista, Psicologia Transpessoal, entre outras. 

Não existe melhor terapia para determinada pessoa. Todos os tipos de terapia tem comprovação científica e apresentam resultados, portanto o ideal é que procure um profissional com formação, que seja ético e que você se sinta bem.

 

PSICANÁLISE X OUTRAS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

 

A Psicanálise é uma abordagem da Psicologia que exige uma formação específica. 

A Psicanálise surgiu a partir do Sigmund Freud e é baseada na investigação de conteúdos inconscientes. É a única abordagem da psicologia que utiliza o DIVÃ como ferramenta de trabalho. 

 

 

 

QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO

Geralmente as pessoas procuram ajuda quando estão com algum sofrimento psíquico (Depressão, Transtorno do Pânico, Ansiedade Generalizada, Transtorno Obssessivo Compulsivo, Insônias, Transtorno do Pânico, Fobia Social, etc) ou ainda sintomas físicos diagnosticados com causa emocional.Porém, também podem procurar ajuda quando desejam melhorar sua qualidade de vida através do autoconhecimento. 

QUEM FAZ TERAPIA É.....

Apesar deste tema estar cada vez mais presente em filmes, novelas e etc, ainda existe muito preconceito relacionado ao trabalho do Psicólogo. Algumas pessoas, por falta de conhecimento e vivência, ainda acreditam que psicólogo é para loucos, pessoas frágeis ou ainda que é "frescura". O sofrimento psíquico está presente em TODO ser humano, por mais que se tente negá-lo, todos em seu íntimo, tem momentos de desorganização e sofrimento.

 Cada vez mais, eu vejo no consultório que terapia é coisa de gente que deseja se cuidar e melhorar sua QUALIDADE DE VIDA, a qual envolve bem estar físico, mental, emocional, psicológico e espiritual. Entrar em contato consigo mesmo não é um processo rápido e nem fácil, mas é a única forma que garante a força interior verdadeira e duradoura.Cuidar da nossa mente é a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos!

Psicóloga, Psicanálise, Campinas, Cambuí

.